Guarda o teu pé
“Guarda o teu pé, quando entrares na Casa de Deus; e inclina-te mais a ouvir do que a oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal.” (Eclesiastes 5.1)
Muita gente usa o versículo acima para ressaltar a necessidade de se evitar o entra e sai do templo durante o culto. Contudo, a despeito de a postura dos fiéis ser realmente importante para o bom andamento da liturgia, não é exatamente disso que o texto está tratando.
“Guardar o pé” é sinônimo de vigiar a maneira de andar, isto é, zelar pelo procedimento cotidiano. O sábio Pregador está recomendando àqueles que frequentam o ambiente de culto que preservem uma boa conduta no dia a dia, a fim de que seus sacrifícios no templo sejam aceitos.
Quem vive como se Deus não existisse, corrompendo-se com iniquidades, é um néscio (Sl 53.1), por isso, segundo o Pregador, quem cultua a Deus, sem se importar em obedecê-Lo, oferece sacrifícios de tolo. Antes dos rituais de adoração, o Senhor prioriza obediência (1Sm 15.22) e misericórdia (Os 6.6).
Portanto, guarda teu pé na universidade, no trabalho, na festa com os amigos, na reunião com a família! Não faz sentido levantar suas mãos para glorificar a Deus no domingo, se teus pés o ignoram completamente de segunda a sábado.
Tag:WordPress