Amizades que precisamos trazer pra perto
“Procura vir ter comigo depressa.” (2ª Timóteo 4.9)
Acredita-se que a segunda carta a Timóteo tenha sido a última epístola escrita pelo apóstolo Paulo. O momento era delicado, o famoso missionário estava preso em Roma (2Tm 1.8,17), ainda sob julgamento (2Tm 1.16), com a sensação de que sua carreira estava concluída e que seu martírio não tardaria (2Tm 4.6,7).
Nessa hora tão difícil, Paulo suplica pela vinda de seu amigo Timóteo. Sua expectativa era que seu antigo companheiro chegasse antes do inverno (2Tm 4.21) e lhe trouxesse uma capa e alguns livros (2Tm 4.13). Logo, a chegada de Timóteo traria a Paulo aquecimento (capa), para encarar o inverno, e conhecimento (livros), para pesquisar ou resolver alguma questão.
Podemos nos relacionar com todo tipo de pessoa, mas precisamos selecionar bem os amigos com quem temos maior proximidade. Invista em trazer para perto de ti amizades como a de Timóteo, ou seja, pessoas que te trazem calor e conhecimento, fervor espiritual e bons conselhos, afago e orientação, ânimo e maturidade, emoção e informação.
Não perca seu tempo com amizades interesseiras, que só consomem suas energias. Apressa-te a trazer para perto de ti pessoas que te agreguem valor. Nos invernos e prisões da vida, são amigos tipo Timóteo que nos ajudam a combater o bom combate, acabar a carreira e guardar a fé.